Istambul - Riot!

Como dito no post passado, hoje tem fotos das manifestações que vi em Istambul. Os turcos (sabidamente) curtem protestar e tem aquela vibe guerreira.
Nos poucos dias que estive lá teve protesto de mulheres contra violência e abusos sofridos por elas, um que não entendi sobre  o que era, parada gay e o principal protesto que foi contra a ação violenta da polícia em um protesto anterior contra a destruição do Parque Gezi... esse, "por acaso", acabou de forma violenta com direito a gente presa, machucada, bala de borracha, máscara de Guy Fawkes e gás lacrimogêneo (que pela primeira vez pude ~experimentar~).

Particularmente esse tipo de manifestação me atrai muito, tanto que abreviei alguns passeios para acompanhar o povo e registrar um pouco.
Você sai do fotojornalismo, mas o fotojornalismo não sai de você ... nem nas férias.

Só para deixar registrado um dos momentos mais bonitos.
Durante a "Parada Gay", que reuniu milhares de pessoas(muita gente mesmo), enquanto os participantes ocupavam e andavam pelo centro do calçadão da Rua Istiklal, a grande maioria das pessoas ao redor paravam o que estavam fazendo e saiam das lojas para aplaudir como uma forma de apoio.
 
Teve muita coisa mais, mas encerro aqui a passagem por essas bandas e fico com  a experiência guardada na mochila que carrego na vida.

IMG_0001__.jpg
IMG_0029__.jpg
IMG_0008_.jpg
IMG_0040_.jpg
IMG_0063_.jpg
    IMG_0051_.jpg
    IMG_0074_.jpg
    IMG_0120_.jpg
    IMG_0061_.jpg
    IMG_0042__.jpg
    IMG_0119_.jpg
    IMG_0123_.jpg
    IMG_0073_.jpg
    IMG_0115_.jpg
    IMG_0091__.jpg
    IMG_0193__.jpg
    IMG_0320_.jpg
    IMG_0377_.jpg
    IMG_0230__.jpg
    IMG_0210_.jpg
    IMG_0250_.jpg
    IMG_0388__.jpg
    IMG_0397_.jpg

    Teve vídeo da principal manifestação (muito mal editado, editei lá ainda,  no hostel, numa noite que fiquei de molho morrendo de dor na perna), legal para ouvir as "palavras de ordem"

    Tem mais umas fotos aqui!

    Istambul

    Istambul foi intenso. Teve de tudo, de passeios tranquilos na base do Dorflex à tiro, porrada e bomba. Por isso vou fazer dois posts. Esse tranquilinho e um de manifestações e protestos que peguei por lá... que pra mim foi boa parte da diversão.
    Uma das cidades mais legais que já vi, são duas cidades em uma. Um lado com um grande calçadão, tipo a nossa Rua XV, de Curitiba, cheio de lojas, bares e modernidades. Aí você segue para o outro lado da ponte e encontra as mesquitas absurdamente bonitas, o Grand Bazar e os turcos mais tradicionais que escapam para a parte moderna depois do trabalho. Engraçado que mesmo os mais conservadores curtem a parte ocidental da cidade, não é difícil ver mulheres de burca comendo no Pizza Hut, depois andando atrás dos maridos e olhando as vitrines das lojas de roupa.
    Não consegui ir para outras cidades que são bem recomendadas, estava com a perna "quebrada" (fratura por estresse, fui saber meses depois) e não consegui andar o tanto que queria, talvez uma boa desculpa para voltar um dia se a grana permitir.

    IMG_0061_.jpg
    IMG_0063_.jpg
    IMG_0071__.png
    IMG_0006__.png
    IMG_0001_.jpg
    IMG_0012_crop.jpg
    IMG_0014_.jpg
    IMG_0013_.jpg
    IMG_0034_.jpg
    IMG_0023_.jpg
    IMG_0057_pb.jpg
    IMG_0041_-(2).jpg
    IMG_0043_.jpg
    IMG_0018_.jpg
    IMG_0008_.jpg
    IMG_0009_.jpg
    IMG_0021_.jpg

    Mais algumas fotos aqui.

    Mockba

    Megalomania é uma característica de Moscou, são grandes prédios, avenidas largas e a imponência histórica do centro do poder da Grande Mãe Russia.

    Passei poucos dias em Moscovo e logo dei de cara com os principais pontos turísticos fechados, o Parque Gorky e a Praça Vermelha, que ia receber algum bizarro evento da Nickelodeon, e atrás das barreiras só consegui ver uns Angry Birds. Viajar tem disso, você chega e o lugar está fechado, está no contra luz, chove, não te deixam entrar porque não foram com a sua cara ou com a sua bermuda...

    Mas dei sorte de encontrar com bons "guias" que me mostraram outros lugares. Em especial a Kamilla, uma russa um pouco hipponga, que me levou passear, contou várias histórias, fui até na apresentação dela (é a foto de show). Uma russa que falava português/espanhol, é tipo achar uma agulha no palheiro.

    Só no último dia, virado, sem dormir, antes de ir embora, consegui entrar no Red Square e em especial o Mausoléu do Lenin.
    Ver o Lenin "mumificado" foi uma das coisas mais malucas da vida! A "câmara mortuária", a luz, a temperatura, o cheiro, os guardas, tudo mantendo o eterno velório, foi impressionante.
    Fora o Museu do Cosmonauta, a Universidade Estatal, o metrô com suas famosas e bonitas estações, o rolê diário pelo calçadão da Rua Arbat (tipo a Rua XV aqui de Curitiba) até o mercado ou até alguma lanchonete... é, deu vontade de voltar, então chega de escrever, porque aqui o espaço é para as fotografias.

    IMG_0007___.png
    IMG_0045__.png
    IMG_0006___.png
    IMG_0049__.jpg
    IMG_0025__.jpg
    IMG_0075_.jpg
    IMG_0042__.jpg
    IMG_0033__.png
    IMG_0014_.jpg
    IMG_0026_-(2).jpg
    IMG_0069_.jpg
    IMG_0011__.jpg
    IMG_0025_.jpg
    IMG_0043_.jpg
    IMG_0026_.jpg
    IMG_0003_-(2).jpg
    IMG_0032__.jpg
    IMG_0035__.png
    IMG_0030_.jpg
    IMG_0017__.png
    IMG_0004_.jpg
    IMG_0029_.jpg

    Mais algumas fotos aqui.