Amsterdam foi uma das cidades que mais gostei, mas que menos fiquei. Gostei bastante mesmo não sendo uma pessoa que anda de bicicleta ou fuma maconha, as primeiras coisas que pensamos quando se pensa em Amsterdam.
Errei as passagens e acabei perdendo dois dias, quando forem planejar uma viagem prestem bastante atenção nas datas.
É um lugar de liberdade onde as coisas funcionam, os coffe shops, as garotas nas vitrines do Distrito da Luz Vermelha, os canais que cortam a cidade, as igrejas que viraram cafés, restaurantes, até pude ver a exposição da World Press Photo 2013 dentro de uma igreja "desativada".
Amsterdam é muito mais que bagunça, drogas e prostituição, mas muito mais mesmo! Um pouco está aí nas fotos.
Londres
London Calling!!
Cheguei em Londres, com The Clash na cabeça e sem muita expectativa, não era uma das cidades que mais queria conhecer, mas já que estava ali perto não custava dar um pulo pra ver qual que é a desses ingleses (tá, custava, mas nem era muito, mesmo pagando em Libra era quase tudo mais barato ou igual o preço daqui). Acabou que gostei muito da mistureba cosmopolita.
Acho que essa diferença me influenciou na hora de editar as fotos, misturar no mesmo post cor, preto e branco, brincadeira com tons...
Não quero ficar contando historinha, mas só deixar uma constatação: Não é que lá as pessoas não se importam muito com as outras, elas dão independência umas às outras.
Paris P&B
Escrevi no outro post, "eu gosto é de cor". Acho que 90% das minhas fotos são coloridas, mesmo eu vindo da escola do fotojornalismo "clássico Bressoniano" e tendo aprendido a fotografar em filme preto e branco.
Até para mim, que sou adepto das cores, algumas fotos são p&b, e não são só as de crianças remelentas ou índios pobres. Você vê a cena e sabe que no registro ela não vai ter cor... mas às vezes é legal ter as duas opções, como algumas fotos que coloquei aqui e no outro post colorido.
Paris acho que foi o lugar que mais me rendeu imagens "sem cor", ou só com um toquinho de cor pra dar um tom em cima do black and white. Talvez influenciado por estar na terra de Cartier Bresson ou só pelos dias cinzas mesmo.